Sei que o título do post Toquinho para Crianças ficou parecido com o primeiro dessa série de música infantil (Vinicius para crianças). Mas não foi por acaso. Toquinho e Vinicius têm uma linda história de música e poesia para crianças.

Aliás, a própria Biografia do Toquinho aponta que ele entrou nesse universo infantil quando Vinicius de Moraes o convidou para musicar alguns de seus poemas infantis. Foi dessa parceria que nasceu o álbum A Arca de Nóe. São dois CDS, na verdade, meus CDs preferidos da vida – já falei isso aqui.

Mas Toquinho para crianças vai muito além disso!

Essa parceria com Vinicius foi apenas o começo! Pouco depois desse primeiro trabalho, Toquinho entrou de cabeça no mundo infantil com o álbum Casa de Brinquedos. Nesse trabalho, os brinquedos ganham vida e falam através de seus intérpretes – diversos músicos convidados.

Algum tempo depois, Toquinho compôs uma série de canções inspiradas na Declaração Universal dos Direitos da Criança. O álbum se chamou Canção de Todas as Crianças e foi lançado em 1987 pela PolyGram (Philips). O site do músico considera este o mais importante trabalho que já se fez no Brasil objetivando a criança, tendo recebido da ONU uma carta como reconhecimento por essa contribuição à humanidade.

toquinho para crianças arca de noe

toquinho para crianças arca de noe2

toquinho para crianças casa de brinquedos

canção de todas as crianças

 

 

 

 

 

O trabalho de Toquinho para crianças é bem completo: o artista escreve poesias (letras), coloca música sobre elas, elabora arranjos lidos, produz álbuns incríveis e se utiliza de diversos recursos áudio-visuais para espelhar esse universo infantil.

O trabalho dele é tão incrível que tenho para mim que ele não compõe canções infantis. Ele apenas reflete o mundo infantil em sua música. Simples assim. Porque isso é dele, está na sua essência.

Minha dica para quem quer explorar esse universo é o Box Toquinho no Mundo da Criança, lançado em 2005 pelo Circuito Musical e Mundo da Criança, distribuído pela Universal Music. O box engloba um DVD, um CD de áudio e uma faixa interativa com horas de conteúdo para crianças. Estão contemplados nele três clipes premiados: “Aquarela” (clipe vencedor do “Liv Ullmann Peace Prize”, prêmio concedido pelo juri do Chicago International Children’s Film Festival e segundo lugar na categoria animação infantil do Anima Mundi 2003), “A Casa” (melhor trilha sonora do Anima Mundi 2004) e “O Pato” (segundo lugar na categoria animação brasileira do Anima Mundi 2004).

toquinho para crianças logo

Para compartilhar com vocês nesse post sobre Toquinho para crianças, escolhi minha canção preferida do artista: Aquarela.

Aquarela, para mim, é a essência do trabalho do Toquinho. Sim, é uma canção infantil, mas é também uma música universal. É tocada no mundo todo, pelos mais diversos estilos de músicos. Há inúmeras gravações, mas a voz doce do próprio compositor é a minha preferida.

Sua letra merece uma tese de mestrado ou doutorado para que fosse dissecada detalhadamente no âmbito da linguagem e da psicologia. A mensagem de alerta (de que o mundo colorido pode descolorir) cantada lindamente numa melodia belíssima aquece meu coração e renova minha alma toda vez que a escuto.

 

Aquarela

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo.
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.
Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela, viajando, Havai, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul.

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená.
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar.
Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo,
E se a gente quiser ele vai pousar.

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida.
De uma América a outra consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.

Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está.
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar.
Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar.

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar.
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá.

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá).
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá).
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá).

 

Impossível ler a poesia ou mesmo escutar sua melodia sem que as imagens brotem na nossa mente. Igualmente bela como a canção é o clipe de Aquarela – merecidamente tão premiado pelo mundo afora.

Tenho certeza de que não sou a única a suspirar com Toquinho para crianças!

Para quem gosta de música infantil tanto quanto eu, clica na categoria “Poesia – Música Infantil” lá em cima que tem muito mais por aqui!

toquinho para crianças pinterest

Conta pra mim qual sua canção preferida desse artista? Vocês costumam curti-la junto com os filhotes?
Qual outro cantor, grupo ou poeta vocês querem ver por aqui? Me ajudem a escolher o tema do próximo post de Música Infantil!