Comentei no post sobre a programação infantil em Lages que haveria um passeio de Maria Fumaça em Maio. Pois bem, nós fomos!

O filhote sempre se interessou por trens. Na primeira viagem internacional da família, para a Disney, ele estava com 1 ano e meio. Uma das coisas que ele mais curtiu foram os trens que tinham nos parques da Disney.

Nas duas vezes em que ele esteve no Beto Carrero, o passeio de Maria Fumaça foi um dos pontos altos da diversão. Até porque, neste parque em especial, o passeio de trem reúne duas coisas que o Vinicius ama: trens e dinossauros. Comentei mais detalhadamente sobre como ele se divertiu no passeio desse ano aqui.

Para vocês terem uma ideia do tamanho da paixão do meu filho, o tema da festa de aniversário dele desse ano (ele faz 4 anos semana que vem!) é Dinotrem. Dinotrem, para quem não conhece, é um desenho animado que aborda exatamente esses dois assuntos: são dinossauros que passeiam de trem. Já vimos todos os episódios disponíveis no Netflix incontáveis vezes! Aqui eu falo mais sobre a festa infantil com tema Dinotrem.

Por esse contexto, já deu para perceber que o passeio de Maria Fumaça – um trem de verdade! – era super esperado pelo pequeno, né?

Reparem na alegria da família na foto abaixo:

passeio de maria fumaça 01

Detalhe dos bastidores da foto: o Vinicius resolveu lançar moda para fotografar. Disse que não tinha nada a ver falar “x” e que deveríamos tirar uma foto falando “nossa família!”. E foi assim que foi feito!

 

Que o meu filho amaria o passeio, eu não tinha dúvidas. O que eu não fazia muita ideia era do sucesso que o tal passeio de Maria Fumaça teria com as crianças em geral. Muitas famílias aproveitaram a oportunidade dada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) em parceria com o 1º Batalhão Ferroviário (BFv) e a Prefeitura de Lages. Então, a Maria Fumaça estava repleta de crianças com suas famílias. A criançada estava eufórica!

O trecho percorrido foi pequeno: 24 Km da Estação de Lages/SC até a Estação de Escurinho (Coxilha Rica) e retorno a Estação de Lages. Com a velocidade baixa em que o trem andava, o passeio levou aproximadamente 2 horas. Para os adultos não foi lá muito emocionante, confesso. Mas para as crianças a diversão foi grande!

Tivemos uma amiga do colégio do Vinicius (com a sua mãe) nos acompanhando nessa aventura. E os dois não pararam um minuto! Queriam explorar todo o trem, ficaram disputando a janela o tempo todo para não perder nadinha da paisagem e contaram muitas estórias.

passeio de maria -fumaça 03

As estórias e histórias que rondam o imaginário infantil: taí o principal motivo pelo fascínio das crianças pelos trens. Pelo menos é o que me parece. Porque foi exatamente o que vi acontecer nesse dia.

O Vinicius começou um pouco desconfiado. Estava esperando algum bandido aparecer ou entrar numa caverna de dinossauros – tal como acontece no trem do Beto Carrero. Mas não se frustrou por nada disso não ter acontecido. Muito pelo contrário, ele mesmo começou a criar suas aventuras.

E como num passe de mágica, ele começou a “ver” dinossauros no meio da mata pela qual passávamos. Enumerava as espécies que poderiam estar escondidas entre as árvores. Pedia ao condutor que tomasse cuidado para não esbarrar em nenhum animal. O pequeno foi prontamente acompanhado por sua amiga, que levantou a possibilidade de estarem numa floresta mágica, habitada também por unicórnios.

E assim eles embarcaram numa conversa sem fim. Todo o passeio foi recheado com suas histórias e a diversão estava feita!

passeio de maria fumaça 02

Outra curiosidade: por mais que explicássemos o motivo do nome “Maria Fumaça” para o Vinicius, ele não conseguia gravá-lo. Ele via a fumaça saindo da chaminé do trem, mas vivia se confundindo com o nome. Uma hora chamava de Maria Vitória, outra de Maria Fernanda (que, por sinal, era o nome da amiga que nos acompanhou), ou só de Maria mesmo.

 

Admirando toda essa alegria contagiante dos pequenos resolvi escrever esse post. Não apenas para compartilhar nossa experiência, mas também para deixar de dica. Quem tiver a oportunidade de fazer um passeio de Maria Fumaça pela sua região (ou em alguma viagem de família) aproveite! É diversão garantida!

Mais dicas de passeio em família: Petrópolis em família.

 

Vocês já fizeram algum passeio de Maria Fumaça? Percebem esse fascínio das crianças pelos trens? Compartilha com a gente!

passeio de maria fumaca pinterest