Comfort blogs: blogosfera para aquecer o coração

Há alguns dias, recebi um e-mail cheio de carinho da Daniela Ramos – adoro! No seu e-mail a Daniela dizia que tinha uma lista de comfort blogs e – o melhor – que o Só Melhora estava nela! Ganhei o dia (o mês, o ano)!

Eu adorei essa expressão: comfort blogs!

 

Provavelmente vocês já conhecem a expressão “comfort food”. Numa tradução livre, pode-se chamar de comida afetiva. É aquela comidinha que nos remete a boas lembranças. Comida de vó, de mãe, preparada com amor.

Pois bem, a Daniela adaptou esse conceito para a blogosfera. Nas palavras dela, comfort blogs “são blogs que leio quando só quero um descanso desse mundo corrido, cheio de mimimis e notícias ruins”. Como não amar?

Eu entendi muito bem ao que ela estava se referindo. Também tenho meus comfort blogs. E, a pedido da Dani, vou compartilhar alguns por aqui. Entendam: não são blogs maternos! São blogs que, sempre que leio, aquecem meu coração. Espero que vocês curtam também:

 

1- Desancorando:

Desancorando é um blog escrito com amor e que fala de coisas boas. A Maki, jornalista e criadora do blog, escreve com tanta naturalidade que muitas vezes eu realmente acho que estou conversando com ela na minha frente!

A temática do blog giram em torno de categorias como cotidiano, bullet jounal, inspiração e internet. Os posts são reflexões em forma de textão e lindas fotos. Sempre solto uns (vários) suspiros enquanto leio o que ela escreve!

2- Do Seu Pai:

Sabe quando a gente lê um texto e pensa “eu queria escrever assim”. Pois é, eu queria escrever como o Pedrinho Fonseca faz no Do Seu Pai.

O blog reúne cartas que o pai (Pedro Fonseca) escreve para seus filhos João, Irene e Teresa. Mas essas cartas são tão cheias de amor e poesia que é impossível não sorrir enquanto leio! O blog não é atualizado com frequência, preciso ser sincera, mas já reúne uma grande riqueza em seus textos e imagens (Pedrinho é fotógrafo profissional).

Ano passado, 2016, foi lançado o livro homônimo: Do seu Pai, pela Editora Zouk. Ainda não tenho. Podem me dar de presente que vou amar 😉

3- Serendipity:

A Melina Souza, Mel para os íntimos, é formada em Psicologia e mora em Curitiba. Ama dias chuvosos e frios, fotografia, animais e livros. Entre muitas outras coisas. Mas esses são os temas em destaque do seu blog.

Apesar de termos gostos um tanto diferentes (eu adoro sol e Verão!), me identifico com a doçura dos posts do Serendipity. A Mel escreve com o coração sobre tudo que envolve seu mundo e só isso já aquece meu coração. Os posts são sempre recheados com muitas fotos e (um pouco menos) com vídeos – o canal no Youtube dela também é demais!

4- A.Maternidade:

Já falei desse blog por aqui. Sim, ele é um blog materno, escrito pela Rafaela Carvalho. Mas é um blog materno cheio de poesia. Nem sempre com textos em verso, mas, ainda assim, sempre poético. Impossível não me identificar com os posts.

A Rafaela quase nunca usa imagens, seu foco é mesmo as palavras. Os textos são reflexões do cotidiano materno, mas sempre com um lado afetivo bem presente. E é pelas emoções que ela nos prende. Quando vejo que tem post novo no A.Maternidade já sei que meu dia vai ficar melhor.

5- Sernaiotto:

Era para ser “apenas” um blog sobre blogs TOP na blogosfera. Sim, uma das coisas que a Paloma Sernaiotto, Loma para o íntimos, faz de melhor é ensinar aspirantes a blogueiros a serem blogueiros de verdade. Muito do que aprendi sobre o mundo dos blogs foi com ela!

Mas é MUITO mais que isso. O Sernaiotto engloba temas como lifestyle, viagens e blogosfera, sim. Mas a sua maior riqueza é a qualidade dos posts produzidos. É tudo feito no maior capricho, com muita pesquisa e MUITO amor. Sou fã de carteirinha!

6- Pequenina Vanilla:

Adoro o jeito como a Adrielly, criadora do Pequenina Vanilla, o define: é um blog de coisas bonitas. É isso! Só vejo bonitezas por lá! Mas não se perca: não é a beleza da moda ou dos comerciais. Ela fala das pequenas belezas da vida.

A Adri é designer curitibana – o Só Melhora ainda vai ter um leiaute dela, se Deus quiser! – e se expressa lindamente não apenas em textos, mas também em imagens: fotografias e ilustrações. De vez em quando o blog fica em hiato, mas os posts são daqueles escritos com o coração.

 

Não descobri se a expressão comfort blogs já existia ou se foi a Daniela Ramos que a criou. Mas sei de uma coisa: para mim, ela é perfeita! Agora já sei como chamar aqueles blogs especiais que aquecem meu coração!

 

Eu certamente cometi uma injustiça e esqueci de mencionar algum comfort blog aí em cima. Acreditem, há muito amor por aí na blogosfera!
Então, me ajudem! Qual blog vocês incluiriam nessa lista? Já conheciam todos os blogs acima? Me contem qual é a lista de comfort blogs de vocês!

comfort blogs pinterest

26 comentários em “Comfort blogs: blogosfera para aquecer o coração

    1. Oi, Jaque!
      E tem quem diga que os blogs estão fadados ao fim…
      Eu já penso como tu: tem muito blog cheio de amor para a gente acompanhar!

  1. Ñ sou adepta a blogs, mas depois que vc criou o Só Melhora, comecei a ler sempre! Aqui as conversas das mães sempre sai um: “como diria a Talita, Só melhora”.
    Muito sucesso amiga!
    Bjus

    1. Ah… amiga… o que dizer de um comentário desse?
      Ganhei o dia (o mês, o ano) de novo!!
      Amo! Amo! Amo! Saber disso!
      Beijos para as mamães joaçabenses!
      E um bem especial para ti, amiga 😉

  2. Não conhecia esta expressão, gostei de saber. Vamos pensar quais são os mesmos, mas deve ser ótimo fazer parte da lista de alguém…assim nos sentimos mais próximos, mesmo que pela web!!! Beijos.

    1. Dani! Tu és muito rápida!
      Ia te mandar um e-mail, mas não deu tempo. 🙂
      Adorei tua sugestão! Espero te ter sempre por aqui!
      Beijos e bom finde!

  3. Adorei a expressão e não conhecia!!! Quanto aos blogs, não sigo muitos, mas acho que tem que ter leveza, carinho e alegria, para alegrar nossa rotina tão corrida e muitas vezes cansativa. Parabéns por estar neste grupo!!!bjs Regina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *