Hoje vamos falar sobre um assunto que interessa 11 entre 10 mães: sono dos filhos. Sendo mais específica: como fazer meu filho dormir a noite toda.

Para tanto, o Só Melhora abre espaço para Gabriela Miranda, jornalista e blogueira responsável pelo Bossa Mãe, blog que adoro e já citei várias vezes aqui. A novidade é que a Gabis também é consultora de sono infantil! Por conta disso, a convidei para falar mais sobre o assunto por aqui.

Não deixem de ler também o texto sobre mitos e verdades sobre o sono do bebê no Bossa Mãe!


 

É possível fazer meu filho dormir a noite toda?

O sonho de toda mãe e pai, é que o filho passe a dormir a noite toda. Mas requer preparação, paciência e persistência. Tudo isso regado de muito amor e carinho.

Podemos iniciar bons hábitos de sono desde o primeiro dia de vida do bebê e programar uma rotina seguindo as atividades sempre no mesmo horário. Não podemos esperar que os recém-nascidos atendam bem à rotina, pois é tudo muito novo para eles, além dos hormônios agirem diferente. Mas a partir do 5º mês de vida, é possível obter resultados significativos na qualidade de sono noturno da criança.

É fundamental que o bebê tire as sonecas durante o dia, pois a criança que não dorme o suficiente fica agitada e consequentemente tem prejudicado o seu sono à noite. Um dos princípios para melhorar a qualidade de sono de uma criança é incluir uma rotina estruturada. Toda criança precisa de uma rotina estabelecida. Não pense que isso é uma bobagem. Só o fato de a criança ir todos os dias para cama no mesmo horário, traz resultados significativos para melhoria do sono noturno.

Todos nós somos orientados por hábitos e apresentamos melhor desempenho dentro de um padrão regular de eventos. Com os bebês não é diferente. Estrutura e organização transmite também a sensação de segurança. Por isso os bons hábitos de sono e rotina são importantes.

Quando uma mãe ou um pai me pergunta: é possível fazer meu filho dormir a noite toda? A resposta é: sim, é possível sim! Mas pergunto: você está preparado para fazer as mudanças necessárias? Porque sem mudar alguns hábitos e seguir uma rotina com horários definidos para cada atividade, é pouco provável que você consiga um resultado positivo. Ao iniciar o processo, é fundamental que os pais estejam preparados e se dediquem 100%.

Conheça a consultoria de sono infantil

filho dormir a noite toda bossamaeO serviço de consultoria do sono infantil é um atendimento personalizado em que o especialista em sono avalia a rotina atual da família e da criança, identifica os fatores que estão impedindo a criança de dormir melhor, orienta os pais sobre como funciona o sono, o que é comum e o que não é, monta um plano de sono e orienta esses pais sobre o que fazer em casa.
O atendimento pode ser presencial ou via internet, através de skype. O conceito principal do método é repeitar o bebê e ensiná-lo com amor que ele tem capacidade para dormir sozinho ou em seu berço. Deixá-lo chorar está fora de cogitação. Sono é um hábito e se aprende como tantas outras coisas, através de repetição. Fazer uma criança dormir requer muita paciência e, sobretudo carinho.

Mais informações sobre o sono do bebê e consultoria, entre em contato com a consultora de sono infantil Gabriela Miranda, através do e-mail: [email protected]