Para começar a falar de música infantil por aqui, escolhi meu poeta preferido: Vinicius de Moraes. Sim, não é por acaso que meu filho se chama Vinicius (sem acento, como o poeta). E, hoje, vamos falar de poesias especiais do Vinicius para crianças.

Meu amor pela poesia tem muito a ver com a sonoridade das palavras. Música e poesia, para mim, andam de mãos dadas.

Algo que gosto desde sempre é música infantil. Mesmo antes de ter filho eu já curtia muito! Por isso resolvi incluir música infantil no Calendário Editorial 2017 do Só Melhora. O dia escolhido foi quinta-feira, dia de poesia por aqui.

Além de ser meu poeta preferido, Vinicius de Moraes tem uma linda história com a poesia infantil. Ele escrevia especialmente para seus filhos: Suzana e Pedro. Porque os filhos sempre são nossas melhores inspirações, né?

A maioria de seus poemas infantis foram reunidos no livro A Arca de Noé, que virou um disco totalmente voltado para crianças. Os poemas foram musicados na década de 1950 por Paulo Soledade, mas o álbum só foi lançado em outubro de 1980 (o poeta faleceu em julho desse ano).

A Arca de Noé é um dos meus CDs preferidos da vida! (na verdade, são 2 CDs). E, claro, que quando estava grávida, ouvia e cantava muito para o Vinicius. Parte dos poemas ainda decora o quarto do pequeno, em quadros de esculturas de papel lindos feitos pela Renata Ferla.

vinicius para crianças quadro elefante

vinicius para crianças quadro leão

Vocês encontram todos os poemas que completam a obra de poesias infantis pela internet facilmente. Mas vou deixar aqui a preferida do filhote:

 

O Ar (O Vento)

Estou vivo mas não tenho corpo
Por isso é que não tenho forma
Peso eu também não tenho
Não tenho cor

Quando sou fraco
Me chamo brisa

E se assobio
Isso é comum

Quando sou forte
Me chamo vento

Quando sou cheiro
Me chamo pum!

Vinicius de Moraes
A Arca de Noé
álbum lançado em out/1980

 

E para quem quiser ouvir esses versos em forma de canção, deixo também a música:

Mais alguém por aí é fã de Vinicius para crianças?

Essa é a primeira vez que escrevo sobre música infantil por aqui. Quero muito saber o que vocês acharam! E mês que vem tem mais.
Vocês já conheciam A Arca de Noé? Os pequenos gostam de Vinicius por aí? Ah! E vocês também podem indicar músicas ou compositores que queiram ver por aqui.

vinicius para crianças pinterest