Já está quase virando uma tradição: se tenho uma querida amiga grávida, um dos presentes ofertados é um Caderno Chá de Bebê. Não sabe o que é? Eu explico.

O que chamo de Caderno Chá de Bebê é um livro de mensagens. Recadinhos para o bebê que as convidadas(os) do chá podem escrever. É uma riqueza de presente para mãe e bebê.

Já fiz uns quantos e sempre faz o maior sucesso tanto entre as amigas quanto com as amigas e parentes da gestante. Vocês encontram vários modelos à venda pela a internet, mas minha sugestão é fazer com suas próprias mãos.

Sempre enalteço presentes feitos à mão. Vivo trazendo inspiração de cartões artesanais aqui no blog. Há, inclusive, sugestão de cartão para uma amiga grávida. Não apenas porque eu gosto de scrap, mas porque um presente assim carrega toda uma carga afetiva com ele.

Já te convenci dessa importância? Então

vem aprender como fazer um Caderno Chá de bebê!

 

caderno chá de bebê material

Material:

cardstock ou papelão para a capa (pode-se reaproveitar alguma embalagem de papelão)

– papéis coloridos (eu usei papéis de scrapbook)

– botões, fitas, cordões, flores e outras coisinhas para decorar

– carimbeira colorida ou tinta e esponja

– furador (pode ser o comum de escritório)

– cola (usei a branca mesmo)

– estilete (ou tesoura), régua e caneta preta

 

Passos:

caderno chá de bebê 01

1- Cortar capas e páginas do caderno:

Eu usei uma forma pronta de cardstock (um papelão bem durinho) como molde para recortar as páginas de papel de scrapbook. O mesmo eu fiz para a contracapa, reaproveitando uma embalagem que eu tinha dando sopa por aqui.

O bom do papel de scrapbook é que os que utilizei são dupla face, ou seja, decorados dos dois lados. Esses, além de terem uma gramatura maior, já ficam lindos sem muito trabalho.

Se o papel que vocês tiverem for colorido apenas de um lado, ou um pouco mais fininho, vale colar outro pepel decorado no lado branco.

Quem não tiver um molde pronto, pode fazer as páginas quadradas ou retangulares. Ou até usar um CD velho para recortar círculos. Usem a imaginação!

Vale a lembrança para escolher papéis que sejam coordenados, ou seja, que as estampas combinem entre si.

 

caderno chá de bebê 02

2- Preparar as capas:

A capa e contracapa do livro de recados merecem um pouco mais de atenção.

caderno chá de bebê capas

Primeiro, cola-se o papel decorado dos dois lados do papelão. Como não costumo colocar fotos na capa, uso cola branca mesmo. É bom usar algo como uma dobradeira (um cartão de crédito velho também serve) para espalhar bem a cola e não deixar bolhas.

Depois é preciso retirar as sobras de papel que ficam nas bordas do papelão. Eu uso uma lixa de unha para isso. É preciso um pouco de paciência para ir lixando o papel até que saiam todas as rebarbinhas que estavam sobrando.

caderno chá de bebê carimbeira

Para dar um bom acabamento, eu gosto de passar uma carimbeira colorida nas bordas da capa. Pode passar sem medo! Se borrar um pouquinho não tem problema. Lembre-se que isso é um trabalho artesanal 😉

Quem não tiver carimbeira colorida, ou preferir trabalhar com tinta, pode passar um pouquinho de tinta diluída numa espoja. Faz o mesmo efeito esfumado nas bordas.

 

caderno chá de bebê 03

3- Decorar a capa:

Agora vem a parte mais divertida: decorar! Aqui não tem muita regra, vai do gosto do freguês.

Eu costumo usar enfeites diversos (vejo o que tenho em casa que combina com as cores dos papéis) e colocar o nome do bebê na capa.

caderno chá de bebê contracapa

Na contracapa costumo deixar uma dedicatória e uma assinatura.

 

caderno chá de bebê 04

4- Furar as páginas internas:

Quem não tiver uma ferramenta específica para isso, pode usar um furador de escritório comum. É só tomar cuidado para que a furação fique igual em todas as páginas.

Eu costumo unir as páginas com uma argola de metal. Mas é possível fazer isso com um cordão ou uma fita também.

caderno chá de bebê pronto

Aproveito para pendurar alguma coisinha fofa e enfeitar as argolas com fitas ou rendas.

 

caderno-chá de bebê envelope

5- Envelope para decoração:

Outra coisa que acho bacana de incluir no Caderno Chá de Bebê é um envelope com algumas coisinhas de decoração. Assim, quando as pessoas forem escrever seus recadinhos, podem decorar as páginas também.

Aproveito as sobras dos papéis que utilizei para fazer o caderninho e recorto pequenos círculos, quadrados, faixas. Uso alguns furadores que tenho, deixo alguns botões dentro do envelope também.

Depois é só colar o envelope no final do livrinho e deixar algumas canetas coloridas e uma cola pequena junto. As pessoas normalmente adoram enfeitar seus recadinhos. E o livro do bebê fica ainda mais lindo!

caderno chá de bebê fim

Consegui explicar bem como fazer o Caderno Chá de Bebê?

 

Ah! Aqui no blog também tem um DIY Convite de chá de bebê com chá de verdade! Não deixem de ver!

 

Se ficou alguma dúvida sobre esse DIY, podem perguntar aqui nos comentários ou nas redes sociais do blog (Instagram ou Facebook, por exemplo) que eu sempre respondo tudinho! E quem fizer esse projeto, me marca na foto (@somelhora) que vou amar ver!
Vocês já deram algum presente nesse estilo? Já ganharam algo assim quando estavam grávidas? Compartilhem com a gente!

caderno chá de bebê pinterest

Tem muito mais scrap por aqui! É só clicar na categoria Scrap lá em cima e escolher.

E tem uma pasta recheada de DIY e scrapbook lá no Pinterest Só Melhora. Vale a pena dar uma olhada: