Vou me permitir uma troca de assuntos no calendário do blog. Hoje não é sexta-feira, mas vou falar de scrap por um motivo justo: preciso compartilhar um DIY de calendário do advento para quem viaja. Tá bom, tá bom. Quem não viaja, mas quer um calendário prático e rápido de fazer também pode!

Sei que o mês de dezembro já começou, mas esse projeto é tão simples de fazer que não leva mais de uma hora para ficar pronto. Ah! E esse calendário é à prova da minha desculpa preferida para não fazer: “mas a gente sempre viaja no Natal!”.

Pois bem, esse calendário do advento para quem viaja é perfeito para pessoas que vão se deslocar durante as festas de fim de ano.

E para aquelas que não tem muito tempo para preparar surpresinhas exatamente porque está na correria de arrumar tudo para a viagem de férias, mas mesmo assim não quer que seus filhos percam uma das atividades mais bacanas do período natalino: a contagem regressiva até o grande dia!

Na verdade, até a grande noite. Como aqui no Brasil costumamos comemorar mesmo na véspera de Natal, fiz meu calendário do advento para quem viaja até o dia 24/12.

Não acredita que ainda dá tempo de fazer? Então dá só uma olhada nos materiais – tudo que já temos em casa mesmo!

 

calendário do advento para quem viaja material

Material:

– 24 envelopes (pode ser qualquer tipo de envelope mesmo e se não tiver, eu ensino como fazer!)
– 24 papéis em branco (para escrever as surpresinhas de cada dia)
– papeis coloridos para enfeitar (pode ser os retalhos que tiverem por aí)
– números (eu usei alfabetos adesivados, mas quem não tiver pode escrever à mão mesmo)
– furador de círculo de 2′ (opcional)
– cola branca e caneta
– caixa para acomodar os envelopes

 

Passos:

calendário do advento para quem viaja 02

1- Preparar os envelopes.

Quem não tiver envelopes prontos em casa pode fazer envelopes com qualquer papel colorido.
Eu resolvi fazer o último envelope (o do dia 24/12) diferente dos demais.
Cortei uma faixa de papel de 22 x 7 cm, vincando em 10 cm e depois mais 2 cm. Assim o envelope ficou com 10 x 7 cm e uma abinha de 2 x 7 cm. Colei as laterais passando uma fina linha de cola bem nas estremidades.
Para fechar os envelopes, usei washi tape – aquelas fitas adesivas decoradas, sabe? Quem não tiver pode usar fita adesiva comum ou fechar com cola mesmo.

 

calendário do advento para quem viaja 03

2- Preparar a listinha de atividades ou surpresinhas para cada dia.

Essa é, na verdade, a única parte demorada do calendário. A graça da brincadeira está justamente em adequar essas atividades à família ou criança que vai fazer a contagem regressiva para o Natal.
Eu fiz pensando no meu filho de 3 anos – e no que ele gostaria de fazer. Para terem uma ideia, compartilho minha lista com vocês (acima).

 

calendário do advento para quem viaja 04

3- Rechear os envelopes.

Eu coloquei um papelzinho com a atividade de cada dia mais uma surpresinha (chocolate, bala, castanhas, adesivos, pequenos brinquedos).
A ideia não é entupir a criança de doces, mas ter uma pequena surpresa junto com a atividade do dia.

 

calendário do advento para quem viaja 05

4- Colar ou escrever os números e fechar os envelopes.

Eu usei um furador circular para fazer círculos para o fundo dos números. Quem não tiver, pode usar uma moeda de molde ou fazer um fundo quadrado ou disforme mesmo!
Para decorar, vale usar a criatividade!
Como eu queria algo prático, apenas fechei com a washi tape de poá preto, coloquei o círculo verdo e o número de alfabeto adesivado em cima.
Como disse, os números podem ser escritos à mão, se preferirem.

calendário do advento para quem viaja 07

5- Colocar os envelopes numa caixa.

Como esse é um calendário do advento para quem viaja, o último passo é simplesmente acomodar os envelopes numa caixa para poder transportar o seu calendário.
Eu usei uma caixa de vinho para acomodar o meu, mas pode ser qualquer caixa que vocês tiverem por aí.

calendário do advento para quem viaja 06

 

E pronto! Simples assim! E faz a alegria da criançada! Essa foi a primeira vez que fiz um calendário do advento para o filho, mas já adianto que foi um sucesso! Ele acorda empolgadíssimo para abrir o envelope do dia e ver qual será a surpresa.

Não deixem a correria de fim de ano atropelar esse momento mágico que é o Natal! Façam! Vale a pena! Mesmo!

 

Viram como não é nada difícil ter um calendário do advento? Mesmo para quem vai viajar na época das festas? Quero saber quem já fez, quem pretende fazer e ver o sorriso dos filhotes ao abrir os envelopes!