Já faz algum tempo que a Gabis do Bossa Mãe escreveu sobre as vantagens de ter uma casa organizada. Desde que ela mostrou no snap algumas técnicas de como organizar gavetas de roupas de crianças que eu fiquei morrendo de vontade de aplicar aqui em casa.

Pois bem, eu coloquei em prática por aqui – e também já faz algum tempo. Agora, com alguns meses de uso, me sinto apta a dizer que funcionou – e continua funcionando. E, claro, compartilhar com vocês.

Já adianto que as dicas aqui são de como organizar gavetas de roupas – sim elas se aplicam as nossas também, não apenas as das crianças. Eu tenho poucas gavetas de roupa, mas vale usar a técnica para organizar suas gavetas também.

No nosso caso, a grande maioria das roupas do filhote ficam em gavetas – na mesma cômoda que usei como trocador por tanto tempo. Ter organizado essas gavetas otimizou o espaço incrivelmente!

Antes, eu fazia aquela dobra tradicional de camisetas e calças e colocava uma sobre a outra nas gavetas. Assim, quando se abria a gaveta, o que ficava visível era praticamente apenas as peças de cima.

como organizar gavetas de roupas

Do jeito que a personal organizer Carol Martins ensinou a Gabis, é possível ver todas as peças que estão na gaveta! E ainda se ganha muito espaço!

A técnica consiste em dobrar todas as peças do mesmo tamanho – usa-se um gabarito para isso – e dobra-se uma vez a mais do que o jeito tradicional. Dizendo em outras palavras, é só dobrar as camisetas e as calças ao meio mais uma vez.

Eu não tenho o tal gabarito – e nem fui atrás de conseguir um – mas por aqui deu certo mesmo assim. Claro que vocês vão perceber que minhas fotos não ficaram tão bonitas quanto às fotos desses sites de organização, mas o que importa é que funcione, certo?

como organizar gavetas de roupas das crianças

Além dessa técnica da dobra, deixa eu explicar como costumo organizar as peças em cada gaveta. Eu gosto de deixar os conjuntos (camisa e calça ou bermuda) juntos. Então, cada gaveta tem uma sequência de camisas e calças intercaladas.

Acho mais prático não precisa pensar qual parte de cima combina com tal parte de baixo. Assim, na hora que precisar, é só pegar a combinação pronta. (pensem em como isso ajuda os papais!)

Separo uma gaveta para as roupas de verão e pijamas e outras duas gavetas para roupas de inverno (lembrando que eu moro na serra, né?). A primeira gaveta (a mais alta) eu deixo para acessórios: cuecas, meias, cintos, luvas, toucas e sungas.

Costumo deixar as roupas mais confortáveis na gaveta mais baixa: é a que o pequeno tem acesso mais fácil. A combinação pronta também o ajuda quando quer escolher uma roupa sozinho.

Olhem só a diferença:

organizar gavetas de roupas das crianças

Parece pouca coisa, quase uma bobagem, né? Mas tentem aí essas

dicas de como organizar gavetas de roupas

e me digam se não faz uma enorme diferença na praticidade do dia a dia.

E quem tiver mais dicas de organização, por favor, compartilha por aqui também!

organizar gavetas de roupas pinterest