Último dia desse mês tão especial por aqui – mês de aniversário do Só Melhora. Sendo sexta-feira, é dia de post de scrap. Mas a minha dica hoje é um pouco diferente, é, na verdade, uma alternativa ao scrapbook: o fotolivro.

Fotolivro de acompanhamento do 1º ano do Vinicius
Fotolivros de acompanhamento do 1º ano do Vinicius

Não é nenhuma novidade que eu AMO registrar os melhores momentos das nossas viagens e do nosso dia a dia por meio de scrapbooks, mas tenho que confessar que algumas vezes esses registros são um pouco “delicados demais” para o filhote – que tem necessidade de vê-los “com as mãos”.

Assim, o pequeno tem permissão para ver esses álbuns, mas apenas com a minha supervisão. Tenho receio que suas ávidas mãozinhas acabem rasgando alguma página ou amassando alguma coisa. Mesmo quando o scrapbook tem plásticos para proteger as páginas, seu conteúdo é atrativo demais para um curioso menino de 3 anos.

Fotolivro de viagens
Fotolivros de viagens

De outro lado, o filhote parece gostar tanto de fotografias quanto eu – e não vejo motivos para inibir esse gosto. Pelo contrário, incentivo que ele veja nossos álbuns e relembre esses bons momentos – é o registro das riquezas da nossa família!

Para resolver essa questão, tenho optado por um produto bem prático: o fotolivro. Para quem não tem tanta intimidade com a coisa, eu explico: fotolivro é um álbum de fotografias impressas – quase como uma revista.

Fotolivro dos aniversários do Vinicius
Fotolivros dos aniversários do Vinicius

Normalmente funciona assim: a gente faz o upload das fotos num site, organiza essas fotos em páginas e a empresa contratada imprime esse álbum e encaminha para a nossa casa pelo correio.

O mais legal é que temos nossas fotos impressas num papel de boa qualidade, com alta gramatura, consequentemente mais resistente aos pequenos que gostam de “ver com as mãos”. Aqui em casa, o fotolivro – na verdade, os fotolivros, porque temos muitos! – fica numa estante baixa, com livre acesso do filhote – que vire e mexe pega um para folhear.

Outra coisa bacana é que o fotolivro é totalmente personalizável, ou seja, podemos montá-lo do jeito que quisermos. Existem diversos tamanhos, opções de capas, temas para o seu conteúdo. Dependendo do site em que montamos o álbum, há mais ou menos opções – para profissionais ou amadores.

Leiaute interno de um fotolivro
Leiaute interno de um fotolivro

Particularmente, eu prefiro as opções mais básicas, que acabam sendo mais práticas e rápidas para mim. Se eu tiver muitas opções de edições acabo me perdendo no tempo e cansando antes de finalizar o álbum!

Os preços variam de acordo com o modelo e tamanho que for escolhido. Como já disse, são MUITAS opções por aí. Os valores variam algo entre R$ 29,00 e R$ 410,00 nos sites que costumo usar. Ah! E sempre há promoções e cupons de desconto, é bom ficar de olho!

Meus sites preferidos para fazer fotolivro
Meus sites preferidos para fazer fotolivro

Como sei que vão me perguntar, já vou me adiantar: meus sites preferidos são o Phooto! e o Nicephotos. Já fiz vários fotolivros nesses dois sites e gosto bastante do resultado, tanto da qualidade quanto da agilidade da entrega. Vale lembrar que não estou ganhando nada para indicá-los, é que gosto mesmo do produto.

Nossa coleção de fotolivro
Nossa coleção de fotolivros

 

Vocês já conheciam o fotolivro?

E aí, gostaram da dica? Já testaram sua durabilidade nas mãozinhas dos pequenos? Tem algum outro site que preste esse serviço para indicar? Conta aí nos comentários (ou nas redes sociais)!
loading...