Comentários num post: não há outra coisa no mundo que faça uma blogueira mais feliz. Tenho certeza. Apesar de a minha faceta blogueira ser bem recente, eu não sou diferente nesse ponto. AMO comentários. AMO!

Porque é justamente pelos comentários que ocorrem as trocas de experiência – que já falei mil vezes que são a maior riqueza de um blog.

É por meio dos comentários que fico sabendo se o texto foi realmente útil, se preciso melhorar, quais temas vocês têm mais interesse. Aprendo muito com eles e recebo muito carinho também. Enfim, eles fazem meu dia mais feliz – sem dúvidas!

Esse Top10 foi pensado nos comentários do blog, especificamente. Mas, durante as análises das estatísticas, percebi que muitas pessoas preferem as redes sociais para conversar. Então, considerei esses dados também.

O Top 10 de hoje é para homenagear – e agradecer, mais uma vez – os leitores mais ativos do Só Melhora. Top10 Comentários. Olha só:

 

10 – @jaquelinencs

Estou identificando com o usuário do Instagram porque é por lá que a Jaque deixa a maioria dos seus comentários, mas ela também comenta muito pelo Facebook, pelo WhatsUp e na vida real mesmo. A Jaque está aqui representando todas as minhas amigas pessoais que eu tenho o prazer de serem também leitoras do Só Melhora. AMO MUITO tudo isso!

09 – @mamae_e_luquinha / @historiasdoluquinha

Novamente vou identificar pelos perfis do Instagram por ser onde estão grande parte dos comentários, mas troco figurinhas com a mamãe do Luquinha pelo Facebook também. É dessas leitoras que de tanto a gente ver a fotinho do perfil já reconhece de cara!

08 – @batomcomprosa / BatomComProsa.com.br

Adoro o Instagram e o Snapchat da Mariana Honorato! Sempre numa vibe positiva e com uma energia ótima – inspiram meus dias. O blog dela – batomcomprosa.com.br – não é do mesmo nicho do Só Melhora, mas acho que nossas personalidades combinam e vivemos trocando goodvibes nas redes sociais.

07 – Fernanda Besagio/ BrisaDaTarde.com

A Fernanda tem um blog lindo que fala de tudo um pouco, mas é no tema Maternidade que surgem nossas conversas. Ela é dessas leitoras que, gostando do texto, deixa registrado em comentário – adoro! Como suas visitas são bem frequentes, seguimos trocando experiências!

06 – Camila Faria / NãoMeMandeFlores.com

A Camila é blogueira famosa e já com bastante tempo de estrada na blogosfera. Mesmo assim, vira e mexe aparece aqui no Só Melhora – e quando aparece, não deixa de registrar a visita com um comentário pertinente por aqui. E é assim que vamos construindo nossas relações nesse mundo virtual.

05 – Bárbara Almeida / LoveIsColorful.com

Conheci o blog da Bárbara durante meus estudos sobre blogs e foi uma grata surpresa vê-lo crescer a cada dia. Hoje ela vive exclusivamente como blogueira e ainda está longe de ser mãe (segundo suas próprias palavras), mas não deixa de retribuir visitas e comentários carinhosos aqui no Só Melhora periodicamente.

04 – Vitor Dantesco / IdentidadeClick.blogspot.com

Sim, um homem. Sei que as mulheres são maioria por aqui, mas o Só Melhora tem leitores (no masculino!) bem fiéis e ativos – e adoro isso! Não sei exatamente como o Vitor me achou, mas depois que ele descobriu o blog, colocou ele na lista dos blogs amigos e as visitas e comentários são muitos frequentes. Impossível não se sentir feliz com esse carinho todo!

03 – Lele Sordili / EuEleEAsCriancas.com.br

A Lele tem um blog incrível (que inclusive está no Top10 Blogosfera Materna) que eu visito diariamente. Ela é tão incrível que consegue ser quase onipresente: além de cuidar da sua casa e dos filhos, do seu blog e das suas redes sociais, troca mil comentários comigo não só aqui no blog, mas também (quase diariamente) no Instagram. Incrível – é a palavra.

02 – Gabi Miranda / BossaMae.com.br

Minha afinidade com a Gabi é coisa de Deus (não encontro outra explicação racional). Já falei sobre ela e o Bossa Mãe várias vezes por aqui, mas não tanto quanto há comentários dessa querida aqui no blog e nas redes sociais do Só Melhora. Em números, é a pessoa que mais comenta no Só Melhora!!! (só não está em 1º lugar desse Top10 pelos motivos que seguem abaixo)

01 – Maria Marta Rodrigues Nunes

Para quem ainda não sabe, essa é a minha mãe. A minha mãe me apoia em ABSOLUTAMENTE TUDO na minha vida. Até nas coisas que ela não concorda, ela me apoia mesmo assim. Antes de colocar o Só Melhora no ar, conversei com ela e pedi sua ajuda para revisar os textos. Adivinhem a reação dela? Me apoiou, claro.

Mas não contente com todo esse suporte (gramatical e emocional), ela é uma das leitoras mais ativas do blog e das redes sociais – e sai compartilhando todos os meus textos por aí e tenho inúmeras leitoras que acompanham o Só Melhora por indicação dela. Como não amar?

 

Essa é a minha forma de homenagear todas as pessoas que passam por aqui e se fazem presentes nos comentários. Minha forma de retribuir todo o carinho e incentivo que recebo.

 

Tenho muita sorte por nesse primeiro ano de Só Melhora só ter recebido comentários positivos e construtivos. Excluídos os spams (plugins cuidam disso), todos os comentários são aceitos e respondidos – com MUITO carinho.

 

Sei – e vejo – que há muitas pessoas que passam por aqui, mas não comentam. Tenham certeza de que também recebo o carinho de vocês – seus e-mails, likes e compartilhamentos fazem meu dia mais feliz.