Dia 5 de setembro, segunda-feira que vem, o Só Melhora completa 1 ano de existência! Conto a data pela publicação do primeiro post, mas é claro que antes disso já teve muito trabalho – principalmente do meu príncipe – para deixar tudo funcionando.

Aliás, antes de mais nada, preciso fazer um agradecimento público a ele. Afinal, é ele que cuida de toda a parte técnica por trás do blog, escuta e tenta colocar em prática as minhas ideias, comemora comigo cada conquista!

Nesse 1 ano, foram 165 posts publicados, com mais de 480 comentários e média de 5.000 acessos por mês. Mas a importância e o alcance do Só Melhora não pode ser medida em números. Como eu sempre digo: a troca de experiências é a maior riqueza desse espaço.

Sobre hospedagem de blog e domínio gratuito.

Índice

E por isso – por TUDO isso – eu queria agradecer vocês, leitoras e leitores do blog!

Obrigada por lerem os textos, por comentarem e compartilharem o conteúdo.

Obrigada por me mostrarem que eu não estou sozinha nessas reflexões e por dividirem suas vivências comigo.

Obrigada por cada e-mail, cada like, cada mensagem que faz o meu dia muito mais feliz.

Obrigada por fazerem parte da minha vida (também pelas redes sociais), por me deixarem fazer parte um pouquinho da vida vocês e pela amizade real que existe nesse mundo virtual.

Obrigada por me mostrarem que esse espaço é muito mais do que o lugar onde publico meus textos, minhas poesias e mostro meus scraps – ele é útil para vocês assim como é para mim.

Obrigada pelo incentivo, pelas críticas e sugestões e pelo tanto de carinho que recebo! Esse é o combustível para que eu continue escrevendo e tenha cada vez mais vontade de melhorar.

1 ano blog so melhora

Uau! 1 ano de blog!

Esse mês será muito especial por aqui: posts comemorativos com todos os TOP 10 Só Melhora desse primeiro ano de existência. E serão 10 dias seguidos de postagem!

Isso, só para começar. Porque ainda terão textos de convidados especiais, vou falar das primeiras parcerias celebradas e mostrar o resultado da pesquisa de público!

Espero que cuidando desse espaço para que ele seja cada vez melhor, eu possa retribuir o carinho que tenho recebido de vocês!

E, claro, continuem conversando comigo! Continuem sugerindo temas para textos, poesias e scraps. Não esqueçam que o convite para compartilhar suas poesias aqui no blog está de pé! E se quiserem dividir suas experiências além dos comentários (publicando seus textos aqui no blog), as portas também estão abertas.

Mais uma vez, OBRIGADA por tudo. E brindem aí comigo! Porque essa comemoração é nossa! Afinal de contas, a vida – e o blog – Só Melhora!

Top 10 Só Melhora: Facebook

As redes sociais do Só Melhora são a extensão do blog e, aparentemente, muitas pessoas se sentem mais confortáveis em comentar e interagir por lá. O número de likes e comentários nos textos publicados é bem maior no Facebook e Instagram que aqui no blog, por exemplo.

Isso não é um problema! De forma alguma! Eu lei e respondo TODOS os comentários onde quer que eles estejam 🙂 E AMO qualquer forma de interação com vocês.

Aliás, para quem não sabe, as redes sociais possuem conteúdo exclusivo! Na página do Facebook do Só Melhora, além de divulgar os textos publicados aqui no blog e compartilhar seus links, também posto algumas fotos do nosso cotidiado e MUITAS histórias do filhote.

Hoje, o Top 10 de é das publicações mais curtidas no Facebook. Tem histórias do filhote, nossas fotos e links compartilhados entre os preferidos de vocês.

adeus-bico-chupeta

10 – Adeus, bico

Essa publicação, de 15/03/16, é, na verdade, uma divulgação do texto em que eu falo de como foi o momento em que o filhote trocou seu bico (chupeta) por um presente do Papai Noel. Foi um dia bem marcante para nossa família – e deve ser todas as famílias, né? No título desse item está o link para a postagem no Facebook, e aqui o link direto para o post do blog.

feliz-natal

09 – Feliz Natal

A foto do filhote abraçando o Papai Noel, publicada dia 25/12/15, foi uma das mais curtidas. Vamos combinar que esse abraço é muito especial mesmo. Tem tudo a ver com a publicação anterior e foi minha forma de desejar Feliz Natal para todos os amigos do Facebook.

crescer

08 – O que vou ser quando crescer

Publiquei, no dia 20/07/16, a história do filhote me contando o que quer ser quando crescer. Foi a primeira vez que ele tocou no assunto e eu adorei a resposta: o Super Homem, mãe! Momento super fofo e que, pelo visto, não fui só eu que curti 🙂

07 – Filhote descobriu que hoje é sábado

Compartilhei a definição do pequeno para sábado: o dia em que “ninguém pode trabalhar e eu posso ver um filme inteirinho”. Isso foi aos 2 anos e 10 meses! Publicação de 09/04/16 curtinha, mas também está entre as preferidas.

setimo-mes-trabalho

06 – 7º Mês do bebê e o retorno ao trabalho

Essa publicação, de 12/11/15, também é uma divulgação de um post do blog. Mas não é qualquer post, é uma das poesias mais acessadas nesse primeiro ano de Só Melhora! Também foi muito curtida, comentada e compartilhada no Facebook. No título desse item está o link para a postagem no Facebook, e aqui o link direto para o post do blog.

festa-junina

05 – Dia de festa junina!

Compartilhada do Instagram, em 02/07/16, essa colagem de fotos da festa junina do colégio do filhote fez sucesso também no Facebook. Com o pequeno nessa beca toda não podia ser diferente, né?

filhos-amigos

04 – E quando os #filhos dos nossos #amigos se tornam amigos dos nossos filhos?

Uma foto e muitos amigos – e muitos filhos de amigos. Uma foto e muito amor – muita amizade. Essa publicação de 14/01/16 é para celebrar a amizade! Fiquei muito feliz ao perceber que ela fazia parte desse Top10.

nao-disney

03 – 6 motivos para não levar bebês para Disney

Mais uma divulgação de post do blog aqui nesse Top10. Essa é de 05/01/16 e fala dos motivos por que eu considero que nossa primeira viagem a Disney (o filhote estava com 1 ano e meio) foi mais caótica que prazerosa. No título desse item está o link para a postagem no Facebook, e aqui o link direto para o post do blog.

02 – Estava agora há pouco rezando com o filhote:

Estou impressionada que outra publicação curtinha e sem foto esteja entre as preferidas do Facebook. Essa é de 22/03/16 e fala de um dos meus momentos preferidos do dia: quando estamos (eu e o filhote) rezando na cama, antes de dormir.

atrasado-colegio

01 – 7 motivos por que meu filho chega atrasado no colégio

A publicação mais curtida, comentada e compartilhada no Facebook é uma divulgação de um dos meus textos preferidos do blog! Esse post é bem antiguinho, de 06/10/15, e me deixa muito feliz vê-lo em primeiro lugar nesse Top10. No título desse item está o link para a postagem no Facebook, e aqui o link direto para o post do blog.

Viram só quanta coisa legal acontece na página do Facebook Só Melhora? Quem ainda não curtiu, tá dando bobeira 🙂 É só clicar no link aqui da barra lateral!

Me contem se vocês preferem as publicações de fotos, histórias ou links por lá. E qual foi a preferida de vocês desse Top10!

Top 10 Só Melhora: Instagram

Ontem, falei sobre as redes sociais serem uma extensão do blog. As pequenas histórias do filhote que não viram post são publicadas no Facebook. Mas o nosso dia a dia mesmo é compartilhado em fotos e vídeos no Instagram.

Já falei várias vezes que o Instagram é minha rede social preferida. Por mais que eu não tenha conhecimento técnico de fotografia e não me preocupe tanto com o tratamento das fotos ou a harmonia do feed, é lá que eu me sinto bem em dividir nosso cotidiano com vocês.

É no Instagram que eu me sinto mais próxima de quem nos acompanha e de outras mães reais. Vejo seus filhos, conversamos e trocamos figurinhas. Adoro!

Todos os dias, meu dia começa com um #bomdiasomelhora sobre maternidade real por lá. E vejo que não sou só eu que gosto desse bom dia, essas são as fotos preferidas de vocês também! Procurem por #bomdiasomelhora para acompanhar tudinho.

Por isso que estou tão animada com o Top 10 de hoje: as publicações mais curtidas no Instagram.

instagram-10

10 – #BomDia para quem tem um filhote se achando porque cortou o #cabelo no #barbeiro do papai!

Foto do filhote cortando o cabelo no colo do pai é irresistível mesmo! Essa foi publicada recentemente, dia 03/08/16, mas acho que sempre que ele cortar o cabelo eu vou querer postar de novo!

instagram-09

09 – #BoaNoite para quem tá curtindo uma #lareira (porque o frio a gente não curte mesmo!)

Lembro bem dessa foto, publicada dia 17/07/16: tínhamos passado o final de semana em Floripa, com muito sol e um calorzinho bom. Quando voltamos para casa, sentimos o choque térmico! A solução foi encontrada pelo filhote: puxar sua cadeira para perto da lareira.

instagram-08

08 – #BomDia para quem passou a noite agarradinha com o filhote, matando a #saudade

Essa é do dia 30/07/16, quando fomos buscar o filhote na casa da nona, depois de uma semana de férias. Apesar de ser uma das fotos mais curtidas, não teve comentários. Acho que palavras não são muito necessárias quando o assunto é saudade.

instagram-07

07 – #BomDia para quem tem um filhote que se diverte com a fumacinha saindo da boca!

A gente aqui na serra passando frio e vocês curtindo o filhote picolé! Essa foto foi publicada dia 07/07/16 e estava MUITO frio mesmo. Pelo menos alguém na família conseguia se divertir além de congelar – o filhote, no caso.

06 – Filhote se exibindo com um “mergulhão” – segundo suas palavras.

Essa é a publicação mais antiga desse Top10, de 08/02/16. Revendo o vídeo agora, parece que faz séculos que a gente precisava de um mergulho para se refrescar. Só me resta torcer para o calor voltar logo.

instagram-05

05 – A alegria de ter os 4 #avós em casa!

Essa foto, publicada dia 01/07/16, é do dia em que os 4 avós do filhote foram buscá-lo no colégio (e já emendaram um cachorro-quente na saída!). Para o Vinicius, ter os 4 no seu colégio é tipo ganhar na loteria – ele AMA! E nós também, claro!

instagram-04

04 – Existe ex-chefe, ex-marido, ex-amigo – mas não existe “ex-mãe”.

Também adoro essa foto, publicada dia 01/08/16! Eu e o filhote, na festa junina do colégio. Mas acredito que o sucesso dessa publicação não está apenas na foto, mas sim na legenda. Porque a realidade é essa mesma: depois que se é mãe, se é mãe para sempre.

instagram-03

03 – #BomDia para quem madrugou no #aeroporto (rezando para a #febre não voltar)

Essa é a publicação mais recente desse Top10, de 07/08/16. AMO a foto (o click é da minha mãe!), mas o momento era tenso: estávamos viajando de férias com o filhote doente. Ainda bem que ele melhorou e conseguimos curtir nossa semaninha no calor!

02 – #BomDia para quem tem um filhote que acha seu papai velhão!

Ah! Esse vídeo, de 16/07/16, merece mesmo estar aqui no topo! Estávamos gravando sem a menor pretensão, apenas para mostrar para a vovó Lela o pequeno com o pijama novo. E ele me solta essa! Irresistível publicar!

instagram-01

01 – Resolvi trazer para o #Instagram um pouquinho da minha #poesia e criei o #instaquote #somelhora De vez em quando vocês verão trechos das minhas poesias por aqui. Que tal? O que acham da ideia?

Bom, vocês responderam positivamente e foram bem enfáticos: essa é a publicação mais curtida do Instagram Só Melhora! Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz em saber que vocês gostaram da ideia, né? E sim, os #instaquotes #somelhora continuam aparecendo por lá!

Aqui na barra lateral tem as últimas fotos publicadas no nosso Instagram. Depois de toda essa propaganda, não tem mais desculpa para não nos acompanhar por lá, hen!

Não deixem de me contar qual foi a preferida de vocês desse Top10! Pretendo publicar mais vídeos no Instagram, já que vocês curtem tanto. E claro, continuar com o #bomdiasomelhora e o #instaquote (procurem pela hashtag!)

Top 10 Só Melhora: Pinterest

Não sei se dá para chamar o Pinterest de rede social. Para mim, ele é uma fonte quase diária de inspiração.

Apesar de amar as fotos do meu feed do Instagram, não tenho dúvidas de que as imagens mais belas da internet estão no Pinterest.

Comecei usando como fonte de inspiração de imagens mesmo, mas com o tempo fui aprendendo a não olhar apenas para o visual e prestar atenção também no título e nos textos. Hoje, uso o Pinterest como inspiração para absolutamente tudo!

Quero fazer um cartão especial? Dou uma navegada com calma para me inspirar. Quero trabalhar numa página nova de scrap? É lá que busco um sketch bacana. Vou escrever sobre um tema específico? Pesquiso o que tem de interessante por lá.

Ainda não preparo as imagens do blog especificamente para o Pinterest. Mesmo assim, as publicações do Só Melhora já tem suas curtidas por lá. E o Top 10 de hoje é exatamente sobre elas: as mais curtidas no Pinterest.

relato-de-parto

10 – Relato de parto do Vinicius

Amo ler relatos de parto! Acho super válido ter um registro desse dia tão especial na vida de qualquer mãe ou pai. Demorei um pouco para publicar por aqui, mas esse post, de 09/08/16, conta o dia do nosso milagre. A foto é do filhote sendo pesado, logo após sair do quentinho da barriga da mamãe.

conversa

09 – Mãe não tem conversa desatenta

Esse post é de 14/06/16 e esclarece que mãe tem um radar ligado 24 horas no filho. Apesar disso, e mesmo não aparentando muitas vezes, conseguimos manter uma conversa atenta com as amigas. A imagem acima é do meu Ensaio Gestante (da Carol Dias), conversando tranquilamente com o meu príncipe, enquanto carregava uma barriga de 8 meses.

simples

08 – Coisas que meu filho me ensina: o mais simples pode ser o melhor

Penso que vou passar o resto da minha vida aprendendo coisas com o meu filho. Esse post, de 29/03/16, fala de como o pequeno me ensina que a beleza está nas pequenas coisas. Essa foto linda é do Ensaio 9 Meses do filhote (também da Carol Dias) e mostra que mesmo num parquinho colorido ele preferiu brincar com folhas secas.

como-organizo

07 – Como organizo minha vida de mãe (e mulher e esposa e profissional)

Organização é um tema queridinho também pelo pessoal do Pinterest. Esse pot, de 08/12/15, já apareceu no Top10 Posts mais acessados e fala de como eu me organizo para cuidar das mil facetas da vida de mãe. A imagem é o verso da capa e a 1ª página do meu planner – decoradas a minha maneira.

esquisitas

06 – 7 coisas que parecem esquisitas para quem não tem filho

Esse post, publicado dia 05/04/16, também apareceu no Top10 Posts mais acessados. Parece que no Pinterest o pessoal também se identifica com as esquisitices de quem é mãe e pai. A imagem é uma foto caseira que eu amo: filhote imitando o papai ao colocar os pés na estante da sala.

disney-2014-2

05 – Álbum Disney 2014 – 2ª parte

Certamente tem gente que curte muito scrap passeando no nosso Pinterest, porque várias publicações preferidas mostram exatamente meus scrapbooks. Esse é o post, de 05/02/16, que mostra a 2ª parte do álbum na nossa viagem para a Disney. A imagem é a última página e a contracapa do scrapbook.

scrap-planner

04 – Scrap no Planner – como decoro minha agenda

Parece que não sou só eu que amo um planner. Olha só quem está aparacendo de novo num Top10 por aqui: meu planner! Esse post, de 08/01/16, mostra como eu faço scrap para decorar minha agenda – e também estava no Top10 Scrap. A imagem é da capa do meu queridinho com minhas canetas coloridas preferidas da vida.

blog-meu

03 – Um Blog para chamar de Meu

Fico bem feliz em ver que o 1º post do Só Melhora faz parte de um Top10 por aqui! Esse post, de 05/09/15, é o primeiríssimo texto do blog e inaugura minha jornada na blogosfera materna. Imagino que boa parte dos créditos se deva à imagem de kaboompics – retirada de um banco de imagens gratuito chamado Pixabay.

disney-2014

02 – Álbum Disney 2014 – 1ª parte

E esse é o post, de 22/01/16, que mostra a 1ª parte do álbum na nossa viagem para a Disney. Ele também já apareceu no Top10 Scrap e recebeu curtidas e repins no nosso Pinterest! A imagem é da capa do álbum – que ficou bem gordinho – e que fazia parte do kit de scrapbook que comprei durante a viagem.

scrap-natal

01 – Scrap Natal

Mas o grande campeão desse Top10 é um post de 25/12/15 recheado de inspirações de cartões natalinos feitos à mão. O mais legal é que as ideias do post são do próprio Pinterest! Parece que minhas seleções de scrap simples e de fácil execução estão agradando. Então, vou continuar com esse tipo de post inspiração!

Quem ainda não conhece nosso Pinterest, clica aqui e comece agorinha mesmo a acompanhar essas lindezas por lá também! E não deixem de me contar qual o preferido de vocês desse Top10.

Top 10 Só Melhora: Posts mais acessados

Toda terça tem um post sobre maternidade aqui no blog: uma reflexão, um desabafo, uma dica de produto, uma viagem em família, uma experiência por que passamos, uma dica de organização.

Escrever esses textos me dá muito prazer! Colocar sentimentos em palavras me ajuda a organizar os pensamentos. Dividir projetos com vocês (como o “quero minha barriga de volta”) aumenta e muito o meu comprometimento.

Compartilhar dicas de passeios e produtos e ver nos comentários que foram úteis faz meus dias mais felizes. Receber o feedback e o carinho de vocês por alguma ajuda que o Só Melhora tenha dado dá sentido a existência desse blog.

O Top 10 de hoje é dos posts mais acessados da categoria maternidade. Vem comigo:

como-organizo

10 – Como organizo minha vida de mãe (e mulher e esposa e profissional)

Querem saber uma das coisas mais legais desse post, de 08/12/15? Ele foi feito a pedido de vocês! Minha intenção inicial não era falar sobre organização por aqui, mas tanta gente me perguntou como eu dava conta de tudo que acabei escrevendo – e o assunto rendeu mais posts. (ah! Só para esclarecer: ninguém da conta de tudo – cada um faz o seu possível, certo?)

ficar-em-casa

09 – 7 motivos por que gostamos de ficar em casa nos finais de semana

É engraçado que gostamos tanto de viajar ao mesmo tempo em que adoramos ficar em casa. Bom, o objetivo é buscar o equilíbrio em tudo, né? Nesse post, de 01/12/15, eu conto quais são os motivos por que amamos ficar um fim de semana em casa. Será que são os mesmos que os de vocês?

confusao-cabeça-mae

08 – Confusão de cabeça de mãe

Esse texto foi publicado aqui há bastante tempo, em 20/10/15 (originalmente publicado no blog Não São Gêmeos), mas ainda é um dos meus preferidos da vida! Fiquei feliz em ver que também é um dos preferidos de vocês. Afinal, parece que todas concordarmos cabeça de mãe é mesmo confusa.

nao-disney

07 – 6 motivos para não levar bebês para Disney

Nesse post, de 05/01/16, quis fazer um contraponto com tantos textos bacanas que já existem por aí. Sim, há muitos motivos para se levar um bebê para a Disney, mas também há motivos para não levá-los. Esse texto é sobre esse último ponto de vista e a nossa experiência – que foi mais caótica que divertida.

engravidar

06 – Quando engravidar não é tão fácil

Fiquei muito feliz em ver que um guest post faz parte desse Top10! Esse texto não é meu, foi escrito por uma amiga muito especial – Carla Abate Reis de Assis – contando toda a sua caminhada até a realização do sonho de ser mãe. Foi publicado dia 26/04/16 e, pelo sucesso, me faz pensar em trazer mais convidados para o Só Melhora. O que vocês me dizem?

vergonhas

05 – Vergonhas de mãe moderna

Texto publicado dia 01/03/16 que vira e mexe eu indico para alguma amiga quando percebo uma das “vergonhas” apontadas sendo repetida. A mensagem dele é: menos culpa e mais respeito. Que tal uma maternidade mais leve e menos complicada? Temos que lembrar que o “certo” é o que funciona para a sua família. E ponto final.

a-cara-do-pai

04 – Me vejo no meu filho (ou “ele é a cara do pai”)

Sabe aquela história de que “a gente carrega 9 meses e eles acabam nascendo a cara do pai”? Esse texto é exatamente sobre isso! É o post mais antigo desse Top10, de 22/09/15, e nele conto a história da segunda frase que eu mais ouvia logo que o filhote nasceu: “ele é a cara do pai” (caso estejam curiosos, a primeira era “ele não tá com fome?”).

esquisitas

03 – 7 coisas que parecem esquisitas para quem não tem filho

Um jeito divertido de falar sobre o maravilhoso mundo da maternidade – um admirável mundo novo! Há coisas que a gente nem imaginava que existiam antes de sermos mães e há coisas que nunca pensamos em fazer antes de ter um filho. É disso que fala esse post de 05/04/16. Que não leu, super recomendo. Quem já leu, lê de novo! E me contem se não é bem assim!

produtos-seriam-uteis

02 – 7 produtos de bebê que achei que seriam úteis, mas não foram

Os dois posts mais acessados do blog nesse primeiro ano de existência são complementares! Esse aqui, de 05/07/16, fala daquele monte de coisas que a gente compra quando faz o enxoval do bebê – jurando que é uma mãe moderna e que vai usar tudo que o mundo atual lhe oferece – e, na prática, ficam encalhadas no fundo da gaveta. Pelo menos essa foi a nossa experiência.

produtos-parecem-inuteis

01 – 7 produtos de criança que parecem inúteis, mas não são

E o campeão disparado desse Top10 (com mais do quádruplo de acessos que o segundo colocado!) é esse post de 03/05/16. Essa é a minha lista de produtos que eu ganhei ou comprei assim sem colocar muita fé e que fizeram o maior sucesso no dia a dia materno. Pensei assim: “tenho que contar para todas as mães que essas coisas existem e que são uma maravilha!” E olha que já recebi vários comentários confirmando essas indicações 😉

E aí, qual desses 10 é o queridinho de vocês? Tinham perdido algum? Ah! E vou continuar fazendo posts de produtos – já que vocês gostam tanto. Aguardem que logo, logo falo mais sobre o assunto!