Antes de mais nada, filho, queria dizer que te amo. Sim, eu sei que falo isso todos os dias dos últimos 3 anos. Mas nunca me canso de repetir – porque o óbvio também tem que ser dito, como tu mesmo me ensinasse.

Esse último ano foi especialmente cheio de conquistas e eu vi, bem debaixo do meu nariz, meu filhote crescendo e se transformando num menino lindo e esperto.

Não falo apenas dos marcos de desenvolvimento, como não usar mais bico ou o desfralde diurno, mas do teu crescimento como pessoa. Dos dias mais tranquilos (por incrível que pareça, esses dias chegaram!), da amizade linda com o papai (que me emociona sempre!), das nossas conversas.

Ah! As nossas conversas estão cada dia mais deliciosas! O teu tema preferido, hoje aos 3 anos, é dinossauros e todo tipo de animais. Como uma esponjinha, tu adquires informação de todos os lados e já tens um belo repertório de histórias e estórias.

Sim, estórias! Porque a fantasia e a imaginação estão a todo vapor na tua cabecinha! E haja disposição do papai e da mamãe para te acompanhar nas aventuras que acontecem na nossa sala e no teu quarto!

Mas também temos conversado muito sobre filmes, no sofá, debaixo da coberta, comendo pipoca, num fim de semana de preguiça. Já nos ensinasse que muitas vezes o melhor programa é aquele mais simples. Adoramos nossos abraços em família que parecem – e eu bem que queria que fossem – intermináveis.

E ainda conversamos sobre muitas outras coisas – falar é uma das coisas que fazemos melhor, né? Sempre vi características minhas em ti, mas ultimamente estamos ficando cada vez mais íntimos. Já sabes identificar quando não estou num bom momento. Mas, não, os testes de paciência e limite não terminaram ainda – será que um dia terão fim?

Mas também não importa, porque já entendi que agora – e para o resto da minha vida – eu sou tua mãe. E quer saber? Tô gostando cada vez mais disso!

Adoro teu sorriso descabelado quando acordas.
Adoro tuas mãos quentinhas no meu rosto.
Adoro teus segredinhos no ouvido propondo uma boa ideia.
Adoro te ver com o teu pai, fazendo nada no sofá.
Adoro quando te preocupas com a Loly e dizes que ela é muito querida.
Adoro te ter correndo e pulando ao nosso redor.
Adoro observar tua relação de puro amor com teus avôs.
Adoro o jeito carinhoso com que as tuas professoras falam de ti no colégio.
Adoro te ver dormindo, exausto, depois de brincar um dia inteiro.

Adoro tantas coisas em ti! Não adoro tudo não, não vou mentir. Há algumas coisas de que não gosto muito. Mas isso não é assunto para hoje. Porque hoje eu queria dizer que te amo. E quando a gente ama alguém, ama por inteiro: com defeitos e qualidades. Aliás, ama justamente pelo conjunto da obra.

 

E eu te amo, filho. Muito. Muito mesmo.


Feliz aniversário de 3 anos!