Não dá para falar de scrapbook sem falar de fotografia. Para mim, as fotos estão sempre em posição de destaque num álbum de scrap. Claro que as cores, os enfeites, o registro em texto compõem as páginas. Mas as fotografias são importantíssimas!

Meu sonho era ter uma espécie de “personal fotógrafo”, que me seguisse o dia todo registrando lindamente os momentos marcantes do meu dia! Mas creio que essa pessoa não exista.

Marcar um Ensaio Fotográfico ou uma Sessão de Fotos mensal também seria uma ideia. Mas, além de caro, seria impraticável. Certamente seria cansativo para o filhote e para os pais dele – sem contar que convencer o meu príncipe a tirar tanta foto seria uma missão impossível.

Como, para mim, o importante era registrar os momentos, mais que a qualidade das imagens, o álbum do primeiro ano do Vinicius reúne fotografias profissionais e amadoras, algumas maravilhosas e outras nem tanto.

A parte profissional ficou por conta da Carol Dias (Noz Fotografia): contratamos um pacote de acompanhamento do primeiro ano, que incluía sessão new born, 3 meses, 6 meses, 9 meses e 12 meses. A Carol tem uma paciência incrível com crianças! Adoramos o trabalho dela.

A parte amadora, incluindo fotos lindas e outras nem tanto, ficou por conta da família como um todo. Os avós do Vinicius viviam com uma câmera ou tablet na mão – será que são todos assim? O Charlles aproveitou para testar vários recursos da nossa câmera com o pequeno como modelo. E eu aprendi a ter sempre o celular à mão, para não perder nada!

Ah! E também preciso dizer que tem uma parte semi-profissional. Isso porque temos uma amiga muito querida, Renata Ferla, que não faz da fotografia uma profissão, mas capturou imagens lindíssimas do Vinicius – e claro que eu aproveitei para inseri-las nesse álbum.

Vamos a mais um pedacinho desse projeto que eu amo:

Álbum do primeiro ano do Vinicius

A página do primeiro mês traz fotografias da nossa máquina mesmo (as duas inferiores foram tiradas pela Rê Ferla). Poesia: Primeiro Mês.

Primeiro Mês
Primeiro Mês

A página do segundo mês, assim como a anterior, traz fotos da nossa máquina (as três primeiras – lindas! que eu AMO – também foram feitas pela Rê Ferla). Usei o Sketch #27 da Rê Moni do Scrap Entre Amigas. Poesia: Segundo Mês.

Segundo Mês
Segundo Mês

A página do terceiro mês saiu bem simples: apenas uma imagem (nossa) e uma poesia. Na verdade essas páginas dos três primeiros meses não me agradam muito… acho que refletem o caos, o cansaço e a falta de tempo vivenciados. Mesmo assim, com essa página participei do Desafio #01/2014 do Smash Mania. Poesia: Terceiro Mês.

Terceiro Mês
Terceiro Mês

Já essa página com fotos lindas da Sessão de três meses, eu AMO! Usei o sketch de Maio do Scrap Entre Amigas.

Amo Você / Fotos: Carol Dias
Amo Você / Fotos: Carol Dias

A página do quarto mês traz apenas fotos nossas e, apesar do Vinicius não estar com muita vontade de “modelar” no dia em que tirei a foto em destaque, gostei do resultado. Poesia: Quarto Mês.

Quarto Mês
Quarto Mês

Página super especial para registrar o Batizado do Vinicius! As fotos são da Rê Ferla que, além de prestigiar a celebração e se disponibilizar para fotografar, me mandou os arquivos no dia seguinte! Só tenho que agradecer a Deus por essas amizades que Ele coloca no meu caminho!

Batizado / Fotos: Rê Ferla
Batizado / Fotos: Rê Ferla

Que importâncias as fotos têm para vocês?

Aqui tem a primeira parte desse álbum e o motivo por que escolhi fazer um scrapbook.
E aqui tem mais uma parte do álbum e exemplos de como eu uso sketchs.

Que tal conhecer o restante do projeto do Scrapbook do bebê? Aproveita para se inspirar e registrar as memórias do teu pequeno também!

Vocês têm um álbum do bebê em casa? Há algum texto (poesia ou narrativa) sobre esse primeiro ano do bebê? Conta para mim aqui embaixo nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que vou adorar trocar figurinhas sobre o assunto!